A pandemia mostrou ao mundo a necessidade da aliança da tecnologia com a medicina andarem de mãos dadas. Um dos avanços que teve rápida ascensão foi a presença da realidade aumentada para auxiliar e mudar processos no segmento da saúde.
O que é Realidade Aumentada ?
Diferentemente da Realidade Virtual, que insere o usuário em um cenário distinto do nosso mundo, a Realidade Aumentada busca mantê-lo ancorado ao mundo real.
A lógica é expandir seu conhecimento de mundo ao seu redor. Para isso, insere informações curtas, diretas e importantes nele. Com isso, permite uma maior interação e aumenta as possibilidades de execução de tarefas. Assim, o usuário se conecta ao mundo virtual para interagir com objetos limitados além da sua imaginação. Durante essa interação é que o recurso pode ajudar em tratamentos médicos.
VEJA TAMBÉM:
Realidade Aumentada ganha aprovação e crescimento dentro do segmento Industrial
Vendas de imóveis aumenta 200% utilizando realidade virtual
Medicina e Tecnologia
Em entrevista ao Olhar Digital, a fundadora e sócia-diretora da Orentt Medicial, Valéria Ribeiro destaca o pouco investimento no seguimento, ” a telemedicina é uma realidade, assim como a cirurgia robótica, mas ainda é necessário investir mais nos recursos tecnológicos. “O mercado acaba fazendo mais do mesmo”, lamentou.
A fundadora da empresa também relata que a Realidade Aumentada e Virtual já são necessidades latentes na atualidade. Um dos exemplos citados pela a entrevistada é as cirurgias robóticas, que foram recentemente regulamentadas pelo Conselho de Medicina no Brasil.
Os objetos mais utilizados por médicos com Realidade Aumentada estão inclusos smartphones, câmeras, óculos inteligentes e até mesmo capacetes com interfaces completas. Integrando isso com as cirurgias robóticas, aprovadas recentemente no Brasil, sendo possível realizar procedimentos com muito mais agilidade e precisão.
Acompanhe as novidades de hardwares e softwares da TotalPower também por via do nosso LinkedIn
Via: Olhar Digital